Blog

Certificação PMI Requisitos – Você está apto a ser certificado PMP?

Profissionais da área de gerenciamento de projetos sabem da importância atual da certificação PMP. Essa certificação tem sido cada vez mais exigida para vagas de emprego, editais e licitações, sendo um enorme diferencial na equipe de qualquer empresa.

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® do PMI é a Certificação para gerentes de projeto reconhecida como a mais importante. Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PMP® atesta que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

Com base em uma pesquisa recente, os detentores de certificação PMP obtêm renda 14% maior do que suas contrapartes não certificadas. Dependendo do setor, o número chega a 25%. Portanto, a importância da certificação PMP cresceu rapidamente nos últimos anos e se tornou um investimento de ótimo custo-benefício na carreira. No entanto, existem requisitos estritos de certificação PMP para cumprir a fim de fazer o exame de certificação PMP.

Quem deve se candidatar

A certificação PMP atesta sua competência em liderar e dirigir equipes de projetos. A certificação é para gerentes de projeto experientes que desejam embarcar em outro nível na carreira profissional e obter um reconhecimento a nível internacional perante seus pares.

Requisitos da certificação PMP

Para se candidatar à certificação PMP você precisa ter:

  • Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
  • Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

OU

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
  • Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

Como se Candidatar

Quanto custa a certificação PMP® 2019?

Quem pesquisa “Certificação PMP® preço” vai saber que para os associados do PMI® o custo é de US$ 405, enquanto para os não associados vai custar US$ 555. Por isso, recomendamos uma preparação especializada antes de realizar a prova pela primeira vez.

E o PMBOK®?

Todas as informações sobre as melhores práticas do gerenciamento de projetos são reunidas no Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), publicado pelo PMI®.

 O Guia PMBOK® possui dentro de si um um guia e um padrão. O padrão (ligado à ISO 21500) apresenta conceitos-chave, enquanto o guia revela a fundação com diversas informações adicionais sobre como usar as melhores práticas da área. Esses conceitos são atualizados cada 4 anos, sendo a versão mais recente a 6a edição, lançada em setembro de 2018 em 12 idiomas.

Para os afiliados do PMI, a nova edição do guia PMBOK pdf pode ser baixada no site do PMI® (https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/foundational/pmbok/sixth-edition).

Como é a prova?

São duas etapas: Qualificação e o Exame.

1ª Etapa – Qualificação:

Envio de documentos solicitados pelo PMI® e, após a verificação, irão informar se você está apto a realizar a prova. Caso seja aprovado, o PMI irá enviar um voucher de identificação. Há escolas, como o IFG, que auxiliam nesse processo como parte do preparatório.

Etapa – O Exame:

Agora é encontrar algum centro certificador do PMI® mais próximo de você e realizar a prova!

São 200 Questões de múltipla escolha com 4 opções de resposta; – As 200 questões são divididas em 175 questões válidas para o exame e 25 de validação; – Você terá 4 Horas para finalizar o exame. Você deve acertar 106 das 175 questões.

Todas as questões possuem o mesmo peso e são dividas da seguinte forma: 11% – Iniciação 23% – Planejamento 27% – Execução 21% – Monitoramento e Controle 9% – Encerramento 9% – Responsabilidade profissional.

Como posso me preparar?

Em Minas Gerais, o centro do IFG Empresarial é uma das referências em preparação para a certificação PMP.

  • Disponibilizaremos para os alunos o guia PMBOK (livro físico), além de uma apostila em PDF de autoria do IFG Empresarial, contendo dicas e estratégias para a prova.
  • Professor PMP®, PMI-RMP®, PMI-SP® e PMI-PBA® treinado por uma das maiores referências em certificação PMP® do mundo: Rita Mulcahy. Foi professor e coordenador acadêmico da Projectlab (representante no Brasil da RMC – Rita Mulcahy Company) e coordenador técnico e professor do preparatório para certificação PMP do IETEC.
  • Professor com Experiência de 10 anos em cursos preparatórios para certificação PMP estanho envolvido no processo de certificação de 1500 PMP´s.
  • Simulados Online com mais de 900 Questões simuladas de prova.
  • Grupo de estudo no WhatsApp® com a participação do instrutor para suporte e discussão sobre exercícios.
  • A discussão dos simulados é gravada e os áudios são disponibilizados para os alunos.
  • Suporte para o preenchimento do processo de elegibilidade para a prova.
  • Suporte na elaboração do plano de estudos e acompanhamento individualizado das dificuldades de cada participante. O participante terá o direito a 4 horas do nosso “Coaching Certificação”, que visa fornece uma orientação individual em todos aspectos que cercam a prova.
  • Os participantes recebem apostila com o conteúdo do curso em PDF e simulados impressos. Todas as aulas são presenciais com suporte de material em ambiente virtual.
  • Sala de aula invertida orientada por plano de estudo concentrando o tempo em sala na discussão de simulados e nos aspectos críticos da prova;
  • Aulas presenciais divididas em duas partes, revisão teórica dos conceitos chaves preconizados no Guia PMBOK®, e outras referências e segunda parte e outra apenas para discutir as dúvidas dos exercícios simulados;
  • O curso é estruturado por grupos de processos cobrindo o ciclo de gerenciamento do projeto (iniciação, planejamento, execução, M&C e incluindo todos os capítulos do Guia PMBOK®, são detalhados todos os processos e ferramentas do guia, além dos tópicos que não são cobertos por ele;
  • 36 horas de aulas presenciais com o instrutor e outras 36 horas de estudo orientado por plano de estudos elaborado com o instrutor;
    Aplicação e discussão de simulados: os simulados são feitos de acordo com a disponibilidade do aluno, totalizando mais de 45 horas de estudo e acompanhamento;
  • Coaching PMP: encontros individualizados para esclarecimentos de dúvidas pessoais de cada participante (1 hora por participante);
    Suporte à duvidas no grupo Preparatório PMP IFG durante e após o curso.

Venha se preparar para sua certificação PMP conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *